MANUAL DE INSTALAÇÃO MULTIPEDRAS
Atenção: Este Manual e meramente informativo, toda instalação deve ser supervisionada por um profissional habilitado para tal.
O Manuel abaixo são informativos para melhor auxiliarem, toda a instalação dos produtos devem ser acompanhadas por um projeto e por algum responsável técnico(arquiteto ou engenheiro civil) e esta de acordo com todas as normas pertinentes . A Multipedras não se responsabiliza por eventuais problemas provenientes de má instalação ou que seja falta e manutenção correta. Os materiais que constaram neste manual por se tratar de materiais naturais podem ter veios e cores e ate mesmo variações de tamanho e espessura. Após a instalação o material ainda pode se desprender ou ate mesmo soltar alguns fragmentos, e devido a argamassa esta molhada pode haver mudanças nas colorações, que poderão ser temporárias devido a umidade da argamassa.
Com isso essas variações decorrentes não serão considerada como defeitos do produto, sendo assim não autorizado sua devolução ou troca ou ate mesmo a rejeição do material.
REFERENTE AO ARMAZENAMENTO
- O material devera ser armazenado em local de ar livre porém protegido do sol e da chuva, pois assim evitará manchas ou reações.
- O material devera ser armazenado em local de ar livre porém protegido do sol e da chuva, pois assim evitará manchas ou reações.
- Devera ser evitado, o contanto com produtos químicos e abrasivos, pois produtos a base de ácidos.
- Após confirmar a compra o cliente confirma que está ciente das variáveis descritas pela Multipedras.
Assentamento Pisos
Prezados cliente é muito importante que após receber o produto seja feita a conferencia do material, após isso vamos para o próximo passo que é a instalação.
Preparação do Piso
No momento do assentamento, o contrapiso deve estar nivelado e livre de qualquer tipo de resíduo que atrapalhe a aderência. É fundamental lembrar que as pedras se caracterizam por seus veios e que os materiais devem ser colocados em harmonia, para que se obtenha o melhor resultado estético. As ferramentas necessárias para o assentamento dessas pedras são as mesmas dos revestimentos cerâmicos: nível laser, prumo, martelo de borracha, desempenadeira, espaçadores, além de argamassa especifica para esse tipo de revestimento”, é o mais importante uma mão de obra especializada.
ASSENTAMENTO E COMPACTAÇÃO
Antes de começar a instalação é indicado que monte as pedras no chão para deve-se montar um desenho no piso com antecedência, averiguando o melhor encaixe para cada peça. Dessa forma é possível separar as peças ‘menos atraentes’, colocando-as em locais estratégicos, com menor visibilidade ou pouca luminosidade.
Limpeza
A limpeza do excesso de argamassa sobre o piso poderá ser realizada manualmente com o auxilio de uma espuma ou com jato d’água , lembrando que esses procedimentos devem ser feitos por profissionais habilitados, caso o seu material precise de rejunte, favor aguardar 10 minutos após a aplicação.
Juntas de Dilatação ou movimentação
Para uma boa execução recomenda-se deixar o espaçamento de 3mm.
Manutenção
Para a perfeita preservação desse material, e indicado passar após a aplicação o impermeabilizante, para áreas externas recomenda-se a utilização de anti fungos para melhor proteger o seu revestimento de fungos ou musgo.
Para limpar o revestimento utilizar maquina de alta pressão(lava jato) e detergente neutro.
Instalação dos Revestimentos em Parede
Caro cliente para a instalação do revestimento vamos repassar algumas dicas:
Primeiro passo:
Após a parede já esta preparada bem como chapisco e rebocos realizar os procedimentos abaixo:
- Realize a limpeza da base, assim o espaço terá maior aderência da argamassa.
- A aplicação da argamassa recomendamos que seja feito com argamassa própria parapedra ACIII bna cor do seu revestimento pedras clara, argamassas brancas e pedra com tom de cinza ou nuances mais escuras.
- Argamassas cinzas, a aplicação dela deve ser feita de forma que a argamassa penetre em todo o material, se a pedra tiver porosidade recomenda-se dupla colagem e deixa o material limpo.
- A argamassa deveser aplicada ate a espessura definida pelas taliscas (quando em revestimento de fachadas o recomendado e a 2,5 a 3 cm ) e após isso realizar o acabamento no momento apropriado.
- Em pedras de junta seca não realizar o rejunte, somente deverá ser rejuntado se for indicado pelo engenheiro ou arquiteto
Execução
Após preparar a argamassa com agua limpa, na quantidade e proporção indicada, o material deve ser bem misturado ate adquirir consistência firme
e pastosa. Siga as instruções do fabricante. Para instalação utilizar o lado liso a desempenadeira de aço, após passar na parede passar o lado dentado na parede em ângulo de 60º pois ela ajuda a retirar os excessos.
Após isso aplique as peças e pressione com os dedos, sempre batendo com martelo de borracha, limpar os resquícios no máximo 1 hora após o assentamento das placas com espojas sempre limpas e úmidas. Em paredes com altura igual ou superior a 2 m e ideal que tenha réguas de apoio.
Para os acabamentos ou recortes poderão ser recortados com maquinas ideias para cortes em pedra, recomenda-se iniciar o assentamento pelo canto recortado, caso seja feito o rejunte, se atentar para não preencher as juntas de dilatação( se houver) .
INSTALAÇÃO DE SEIXOS
Para instalação de seixos recomenda-se deixar o rejunte mais baixo possível, após a instalação fazer a limpeza imediata com espoja úmida o assentamento.
Instalação em Áreas Molhadas
Para a instalação em áreas molhadas o ambiente deve ser coberto para que não pegue sol ou chuva, nos casos de piscinas recomendamos que a mesma fique coberta ate a finalização da instalação.
Todo o processo de impermeabilização da piscina deverá ser feito com a supervisão de uma responsável técnico e seguir as normas da ABNT. Antes de instalar o material e indicado limpeza do local e também das pedras.
Sobre o Assentamento
Para o assentamento das pedras temos a linha de argamassa premium para áreas molhadas ou argamassa especial para pedra Hijau ambas com Ac III , favor adequar ao seu revestimento, em piscinas também e necessário se atentar quanto a dilatação do material conforme mencionado acima e descrito pela NBR 13754 e NBR 13.755 pois o não cumprimento pode ocasionar o deslocamento das pedras, podendo causar trincas entre outros problemas. É sempre indicado que antes do assentamento, algumas caixas sejam abertas para melhor distribuir as tonalidades do material.
Sobre a manutenção
Após a aplicação podem ocorrer mudanças nas pedras em muitas das vezes devido a composição das mesmas, bem como Eflorescências ( que são depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos, paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas) que pode ser devido a reação da argamassa com a agua, e que pode ser retiradas com escova de aço. O PH da água deve esta adequado evitando o uso de produtos químicos.
Assentamento Pedra Hijau
O primeiro passo para o assentamento da Pedra Hijau, e lavar as pedras, se a instalação for direta no reboco, chapiscar levemente a superfície com água.
Se a instalação estiver sendo realizada em piscinas recomenda-se que o local esteja coberto, ate que a argamassa venha a curar, sempre molhar as pedras que já foram massentadas.